Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

FEDERAÇÃO DAS APAES DE MS - 17 ANOS DE EXISTÊNCIA

No dia 17 de março de 1995, estava sendo criada a Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul, graças ao empenho e dedicação a causa apaeana da professora Fabiana Maria das Graças Soares Oliveira. Através de uma Assembleia Geral, que contou com a presença de vários membros da comunidade, presidentes de Entidades congêneres e várias autoridades, dentre as quais destacamos o então presidente da Federação Nacional das Apaes, Flávio Arns, hoje vice governador do Paraná e da saudosa presidente da Fundação de Promoção Social do Estado, Sra Nely Martins.

A rede APAENA brasileira nasceu no dia 11 de dezembro de 1954, com a fundação da APAE do Rio de Janeiro, sob a liderança da Sra Berenice Behms, mãe de um deficiente.

Hoje, o Brasil conta com cerca de aproximadamente 2.100 Apaes, das quais 62 em Mato Grosso do Sul. A primeira Apae do Estado foi a de Campo Grande, fundada em 1967.

A primeira diretoria da Federação foi encabeçada pela Professora Mestra em Educação, Fabiana das Graças Soares de Oliveira. Hoje, a Federação é presidida por Tidelcino dos Santos Rosa que, a exemplo dos seus antecessores, continua imbuído dos mais elevados propósitos no enfrentamento de toda a complexa problemática que envolve os portadores de necessidades especiais.

O movimento APAEANO, é, hoje, uma grande rede que reúne pais, amigos, voluntários, profissionais, técnicos e pessoas com necessidades especiais em prol da mesma causa: a garantia e defesa de direitos, prevenção, educação, assistência, orientação e prestação de serviços, apoio a família, tudo objetivando o desenvolvimento de potencialidades, melhoria da qualidade vida, inclusão social, educacional e no mercado de trabalho. Em fim, promover a cidadania.

A Federação tem promovido Seminários, Congressos e encontros descentralizados com o objetivo de promover capacitação e treinamento de recursos humanos envolvendo não apenas as equipes multiprofissionais como também as famílias e o segmento de portadores de necessidades especiais através dos autodefensores.

A atual administração vem, também, enfatizando a necessidade de ampliação de projetos de autosustentabilidade, como projeto Apae-energia, iniciado na gestão do Professor Antônio de Almeida Lira, tendo continuidade na gestão seguinte do presidente Haley Ferreira Silvério.

Parabéns a família apaeana por mais um ano de existência da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Tags:

Endereço:
Rua Antônio de Barros, 154 • Campo Grande • MS
E-mail:
[email protected]
Telefone:
(67) 33136400