Pedro Henrique APAE Corumbá MS. Bicampeão da copa Infraero de judô paraolímpico (2018 no Rio de Janeiro e 2019 em São Paulo).
A história de sucesso da APAE de Corumbá é a do Jovem Pedro Henrique Brandão de Jesus, nascido em 29/06/1995 com diagnostico de microcefalia, devido toxoplasmose congênita, que evoluiu para cegueira aos 18 anos. Possuía o sonho de se tornar bombeiro, mas realizou- se através da inclusão no mundo do esporte. Pedro Henrique participou da Copa Infraero de Judô Paraolímpico - Antônio Tenório- 2019, disputando na categoria pesado adulto masculino. A competição é dividida em três categorias: B1/ B-2/ B-3, ou seja, de 1 a 3 há classificação de acordo com a visão do atleta, sendo que o competidor corumbaense, que venceu a luta contra o atleta do Rio Grande do Sul, Pedro se encaixa na categoria B-1 quando não se enxerga nada.
Em entrevista a um jornal da cidade Pedro Henrique relatou Me sinto feliz com o que conquistei graças ao judô. Foi emocionante subir no pódio e receber a medalha representando minha Corumbá. Agora, meu sonho é continuar com os treinos e seguir buscando bons resultados. Quero seguir a carreira de atleta, pois no judô além de aprender a lutar, me possibilitou a ter mais disciplina. Meu comportamento é outro dentro de casa.
Com o advento do Programa Comunidade Participativa a Assistente Social da APAE Leda Maria Assad Arguello de Oliveira elaborou junto com o Professor Voluntário de Judô Luis Paulo Ribeiro um projeto para que através da prática desportiva fosse possível a inclusão dos alunos da Escola Reino do Amor.
Com o apoio da Empresa Vale foi feita a adequação do espaço, aquisição de equipamentos e Kimonos para a prática do esporte e desde o início, apesar da falta de visão, o jovem se destacou nos treinos, motivando o escrevê-lo nas competições mencionadas.
Leda (Assistente Social APAE),Pedro Henrique(judoca da APAE Corumbá MS) e Luis Paulo (professor de Judô)