No dia 17 de março de 1995, estava sendo criada a Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul, graças ao empenho e dedicação a causa apaeana da professora Fabiana Maria das Graças Soares Oliveira. Através de uma Assembleia Geral, que contou com a presença de vários membros da comunidade, presidentes de Entidades congêneres e várias autoridades, dentre as quais destacamos o então presidente da Federação Nacional das Apaes, Flávio Arns, hoje vice governador do Paraná e da saudosa presidente da Fundação de Promoção Social do Estado, Sra Nely Martins.
A rede APAENA brasileira nasceu no dia 11 de dezembro de 1954, com a fundação da APAE do Rio de Janeiro, sob a liderança da Sra Berenice Behms, mãe de um deficiente.
Hoje, o Brasil conta com cerca de aproximadamente 2.100 Apaes, das quais 62 em Mato Grosso do Sul. A primeira Apae do Estado foi a de Campo Grande, fundada em 1967.
A primeira diretoria da Federação foi encabeçada pela Professora Mestra em Educação, Fabiana das Graças Soares de Oliveira. Hoje, a Federação é presidida por Tidelcino dos Santos Rosa que, a exemplo dos seus antecessores, continua imbuído dos mais elevados propósitos no enfrentamento de toda a complexa problemática que envolve os portadores de necessidades especiais.
O movimento APAEANO, é, hoje, uma grande rede que reúne pais, amigos, voluntários, profissionais, técnicos e pessoas com necessidades especiais em prol da mesma causa: a garantia e defesa de direitos, prevenção, educação, assistência, orientação e prestação de serviços, apoio a família, tudo objetivando o desenvolvimento de potencialidades, melhoria da qualidade vida, inclusão social, educacional e no mercado de trabalho. Em fim, promover a cidadania.
A Federação tem promovido Seminários, Congressos e encontros descentralizados com o objetivo de promover capacitação e treinamento de recursos humanos envolvendo não apenas as equipes multiprofissionais como também as famílias e o segmento de portadores de necessidades especiais através dos autodefensores.
A atual administração vem, também, enfatizando a necessidade de ampliação de projetos de autosustentabilidade, como projeto Apae-energia, iniciado na gestão do Professor Antônio de Almeida Lira, tendo continuidade na gestão seguinte do presidente Haley Ferreira Silvério.
Parabéns a família apaeana por mais um ano de existência da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul.